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O Colégio Estadual de Pato Branco – Ensino Fundamental, Médio e Profissional, está localizado no Bairro Jardim Primavera, à Rua Argentina, nº 724, no município de Pato Branco.
O colégio vem desenvolvendo atividades educativas desde 20 de fevereiro de 1978.
Até a década de 1970, o Ensino Médio público do municipal era atendido pelas escolas: Colégio Comercial Estadual de Pato Branco, que mantinha o curso de Técnico em Contabilidade, com funcionamento nas dependências físicas cedidas pela Escola Rocha Pombo; Colégio Estadual José de Anchieta, que mantinha o curso de Magistério, com funcionamento em prédio alugado pelo Estado, pertencente ao Educandário Nossa Senhora das Graças e o antigo Colégio Estadual de Pato Branco, que mantinha o curso do antigo 1º grau, de 5ª a 8ª séries e o antingo 2º grau, curso Científico, funcionando em instalações estaduais, cedido pela Escola Professor Agostinho Pereira.
As matrículas para o Ensino Médio, do antigo Colégio Estadual de Pato Branco vinham crescendo acentuadamente a cada ano.
Aproveitando a presença do Secretário da Educação, Dr. Francisco Borsari Netto, na cidade, foi-lhe feito um convite para visitar a escola e verificar in loco a situação precária em que eram atendidos os alunos do Colégio Estadual.
Na ocasião, o Professor Dalto Antonio Pastro, Diretor do Colégio, juntamente com a Professora Liris G. Vedana, Inspetora Regional de Ensino de Pato Branco, solicitaram uma audiência com senhor Secretário na qual fizeram o pedido, em nome da comunidade, de um prédio próprio para o atendimento do 2º grau.
Passado poucos dias, veio a Pato Branco o Professor Ademar Hemann, representante da FUNDEPAR junto ao PREMEN (Programa de Expansão e Melhoria do Ensino), o qual informou que o programa “Aliança para o Progresso”, financiado pelo governo norte-americano do presidente Kennedy, estava destinando recursos para a construção, implantação e melhoria de escolas destinadas a atender o ensino profissionalizante na América Latina, através da ONU (Organização das Nações Unidas).
Informou, também, que através de um convênio entre a USAID e MEC (Ministério da Educação e Cultura), estavam sendo construídas e implantadas 265 escolas polivalentes de 2º grau, sendo que nove delas seriam no estado do Paraná e que havia uma grande possibilidade de Pato Branco ser contemplado com uma unidade.
Em reunião entre a Inspetoria, Direção da escola e professores ficou evidente que Pato Branco não poderia perder a oportunidade de ter uma escola para atender ao Ensino Médio. Como todos estavam de acordo e comprometidos com a idéia, imediatamente foram iniciados os trabalhos para estudos de viabilização junto ao Governador do Estado, Jayme Canet Junior, contando com a valiosa interferência do Deputado Estadual Ivo Thomazoni, que incansavelmente interferiu junto ao mesmo e, com a ajuda do Professor Ademar Hemann, conseguiu-se que o Coronel Rodolpho da Paixão Netto, Gerente do PREMEN/PR, autorizasse a construção de uma unidade de 2º grau para Pato Branco.
A Professora Liris e o Professor Dalto ficaram encarregados de escolher um local para a construção do prédio. Após muitas pesquisas e análise de terrenos disponíveis, dentro dos padrões que atendessem as exigências do PREMEN, com uma área mínima de 30.000 m2, decidiu-se pela localização no Bairro Jardim Primavera, cujo terreno foi de imediato desapropriado pela Prefeitura Municipal de Pato Branco.
Portanto, com recursos financeiros para construção da parte física, compra de equipamentos e de mobiliários, treinamento do pessoal docente e técnico-administrativo, oriundos do programa Aliança Para o Progresso, através da ONU, em convênio MEC/USAID, foram iniciadas, no ano de 1976, as obras de construção da nova escola.
O PREMEN, Programa de Expansão e Melhoria do Ensino, foi criado pelo Decreto 70.067/72, com o objetivo de administrar os recursos oriundos da USAID, uma agência da ONU, para elaborar projetos arquitetônicos, equipar as unidades escolares com todo o mobiliário e equipamento didático necessário; treinar o pessoal docente e técnico-administrativo e dar todo o apoio administrativo pedagógico para a implantação das habilitações básicas programadas para as mesmas.
No ano de 1977, paralelamente à construção do prédio, deu-se o treinamento e aperfeiçoamento pedagógico e administrativo aos professores e pessoal técnico-administrativo que atuariam na nova escola, através de cursos ministrados pela UEPG, na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná.
A nova escola criada para ocupar as instalações construídas pelo PREMEN, recebeu a denominação de COLÉGIO DE PATO BRANCO, resultante da reorganização do antigo Colégio Estadual de Pato Branco e assumiu, até a sua extinção, o curso de segundo grau Científico, mantido pelo mesmo.
O Colégio de Pato Branco iniciou suas atividades letivas no dia 20 de fevereiro de 1978 e foi autorizado seu funcionamento pelo Decreto nº 5326/78, de 02/07/78. A sua inauguração deu-se no dia 08 de julho de 1978, com a presença do Governador do Estado, Jayme Canet Junior; do Secretário da Educação, Francisco Borsari Netto; Gerente do Premen, Coronel Rodholfo da Paixão Netto; do Deputado Estadual, Ivo Thomazoni e do Prefeito Municipal, Engenheiro Roberto Zamberlan.
A primeira Equipe Técnico-Administrativa estava assim constituída:
- Diretor: Professor Dalto Antonio Pastro
- Vice-Diretora: Professora Evinha Hass Formigheri
- Supervisora de Ensino: Professora Ieda M. Barvinski
- Secretária: Professora Belony Palma
Os primeiros professores a ministrarem aulas, treinadas pelo PREMEN, foram:
- Adria Brandes
- Carlos José Barancelli
- Dimas de Abreu
- Divercindo Colombo
- Dorvalino Sambugaro
- Edem Gomes da Silva
- Eny Umpierre dos Santos
- Genésio Koslinski
- João Afonso Braun
- João Agadir Pinto
- José Tondo
- Laudi Carlos Vedana
- Laurindo Tondo
- Maria Mochnacz Mattos
- Naura Silva Grison
- Nedy Maria Garbin
- Nery Machado
- René Barbinski
- Romão Vidal
- Sadi José Bertol
- Saul Scopel
- Tallita Clary Batiston
De imediato deu-se atenção especial à criação da Associação de Pais e Mestres quando foi elaborado e aprovado o Estatuto, logo em seguida foi eleita e empossada a primeira diretoria, assim constituída:
- Presidente: Sr. Itamar Ampessam
- Vice-Presidente: Sr. Levino Flandzer
- Secretária: Professora Adria Brandes
- 2º Secretário: Professor René Barvinski
- Tesoureiro: Sr. José Veloso
No segundo semestre do ano letivo foi fundado, pelos alunos, o Grêmio Estudantil do Premen, com a seguinte diretoria eleita:
- Presidente: Valmir Dallacosta
- Vice-Presidente: Acir Nunes Camargo
- Secretária Geral: Rejane Mary B. Caleffi
- Tesoureiro: João Davi A. Miguel
- 1ª Secretária: Elayne Gemelli
- 2ª Secretária: Gladis Bernardi
O Colégio de Pato Branco foi autorizado a implantar as habilitações básicas preconizadas no Parecer 76/75, do Conselho Federal de Educação, iniciando com a implantação das habilitações:
- Básica em Agropecuária;
- Básica em Construção Civil
- Básica em Crédito e Finanças;
- Básica em Saúde.
As Habilitações Básicas acima, foram autorizadas pelo Decreto 5326/78. No ano de 1981, pela Resolução 3057/81 foram reconhecidos todas as Habilitações Básicas implantadas no colégio. Ainda no ano de 1981, através da Resolução 3999/81, foram autorizados os cursos de:
- Habilitação Plena de Técnico em Edificações;
- Habilitação de Auxiliar de Escritório Técnico em Edificações.
No dia 23 de junho de 1983, pela Resolução 2358/83, o Colégio de Pato Branco passou a denominar-se COLÉGIO ESTADUAL DE PATO BRANCO – Ensino de 2º Grau.
No ano de 1984, pela Resolução 6058/84, foram extintas as Habilitações Básicas em Agropecuária, Construção Civil, Crédito e Finanças e Saúde; também, neste mesmo ano, foi implantado o curso Propedêutico (Educação Geral/Preparação Universal), autorizado pela Resolução 3915/84.
Em 1985 foi reconhecido, pela Resolução 4672/86, o curso Propedêutico.
No ano de 1986 foram implantadas, pela Resolução nº 1042/86, as habilitações de:
- Auxiliar de Contabilidade/Técnico em Contabilidade.
- Magistério.
As habilitações de Auxiliar de Contabilidade / Técnico em Contabilidade foram reconhecidas pela Resolução 4672/86, 31/10/86.
No ano de 1987 foi implantado o de Primeiro Grau de 1ª a 4ª séries, autorizado pela Resolução 3305/87, de 21/08/87.
No ano de 1988, pela Resolução 3886/88, de 13/12/88, foi implantado o Primeiro Grau de 5ª a 8ª séries. No mesmo ano o curso Propedêutico passa a denominar-se Educação Geral / Preparação Universal.
Em 1991 foi implantada a Habilitação de Auxiliar de Enfermagem, autorizada pela Resolução 1731/91, de 16/03/91.
No ano de 1998 foi elaborada a Proposta do Ensino Médio.
No ano de 1999, foi implantado o Ensino Médio seguindo as determinações da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394. também, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de 1ª à 4ª foram municipalizados, passando a ser atendidos pela Secretaria Municipal de Educação.
No mesmo ano foi implantado o curso Pós Médio de Técnico em Informática e foram desativados os cursos de Auxiliar de Contabilidade / Técnico em Contabilidade e de Magistério.





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